A artroscopia é um procedimento cirúrgico que permite a avaliação de e tratamento de lesões ocorridas nas articulações. A técnica é frequentemente utilizada no tratamento de lesões nos joelhos e ombros.
Sendo assim a artroscopia não consiste em um procedimento fim, e sim uma forma de avaliação da situação da lesão, permitindo que o médico realize outros procedimentos.
Como é feita a artroscopia?
.
Durante o procedimento o artroscópio é inserido na articulação através de um pequeno corte na pele. Ao adentrar a articulação sua câmera localizada no seu topo capta e transmite as imagens para um monitor permitindo assim que o médico realiza outros procedimentos cirúrgicos com mais clareza.
Uma das principais vantagens da artroscopia é o tamanho reduzido de seu corte, que permite que o médico ortopedista realiza outros procedimentos sem expor o paciente a grandes cortes, reduzindo assim a dor no pós operatório.
Suas indicações mais comuns são para lesões em cartilagens, tendões, e tratamentos de artroses nos ombros e a lesão do manguito rotador.
Artroscopia de Ombro
O procedimento é feito em casos de dores crônicas no ombro e que não apresentam melhora com fisioterapia e medicamentos. As indicações mais frequentes são artrose de ombro, reparação de ligamentos, remoção de tecido inflamado e reparação de lesão no manguito rotador.
Artroscopia de Joelho
Artroscopia de Joelho e OmbroA artroscopia de joelho é mais utilizada para o diagnóstico de lesões estruturais na articulação que não podem ser identificados através dos exames convencionais como Ressonância Magnética ou Raio-X.