A Gonartrose é uma doença que consiste na destruição e decomposição progressiva da cartilagem articular do joelho. É um processo comum com o envelhecimento e pode causar dor e incapacidade funcional a seus portadores.
Esta pode ser divida em dois subgrupos; sem causa conhecida e com causa conhecida. Dentro das causas conhecidas, existem de risco associados ao surgimento da doença, como predisposição genética, idade avançada, alterações metabólicas entre muitas outras
Sintomas
Os principais sintomas dessa doença são:
- Dor na articulação do joelho
- Rigidez excessiva da região
- Inchaço do local
- Crepitação do joelho
- Deformidades e desvios excessivos da articulação
Diagnóstico
O diagnóstico da doença é feito por um médico especialista através do histórico do paciente e exames de imagem, como a radiografia. Somente em casos muito específicos o médico solicita exames específicos como a ressonância magnética.
Tratamento
O tratamento da doença é dividido entre conservador e cirúrgico. No primeiro, opta-se pelo uso de medicamentos variados, como anti-inflamatórios, analgésicos e até mesmo a viscossuplementação.
Contudo, em último caso, onde a articulação encontra-se extremamente desgastada, faz-se necessário o tratamento cirúrgico através da substituição desta por uma prótese.
Lembre-se, somente um médico especialista é capaz de diagnosticar e tratar doenças ortopédicas!