A articulação patelofemoral é caracterizada pelo seu baixo grau de congruência e por torna-se mais suscetível a instabilidades e desalinhamentos. Geralmente a instabilidade patelofemoral é fruto de um desequilíbrio interno dos estabilizadores frontais e traseiros do joelho, observa-se o desvio parcial e permanente da rótula e repetidos episódios de luxação.

Tratamento da Instabilidade Patelofemoral

O tratamento dado a instabilidade patelofemoral de joelho vai depender do grau de dor e de incapacidade de cada paciente. Em casos mais brandos, um tratamento mais conservador é utilizado. Já nos casos mais graves, faz-se necessário a utilização de um procedimento cirúrgico.

Tratamento conservador

O tratamento conservador da instabilidade patelofemoral baseia-se na fisioterapia, gelo, remédios anti-inflamatórios e analgésicos. Na fisioterapia, você irá fortalecer os músculos e evitar novas luxações. 

Tratamento cirúrgico

Em casos mais recorrentes – onde o paciente já vivenciou 3 ou mais episódios de luxação grave – faz-se necessário um procedimento cirúrgico, uma vez que as estruturas internas que seguram a patela encontram-se extremamente desgastadas

O procedimento busca estabilizar a parte interna do joelho através da reconstrução do ligamento femoropatelar medial, através de um enxerto.