Lesão do Ligamento Cruzado Anterior


O Ligamento Cruzado Anterior


A articulação do joelho é formada por 3 ossos. O osso da Coxa, da Tíbia, e a patela, localizada na parte da frente da articulação. Estes, são interligados entre si por quatro ligamentos que estabilizam e ligam os ossos.

Os Ligamentos Cruzados Anteriores, transpassam-se em formato de x no interior do joelho, especificamente na parte anterior da articulação, e são responsáveis por impedir o deslocamento da tíbia.

A Lesão do ligamento Cruzado Anterior

A lesão do Ligamento Cruzado Anterior é extremamente comum em atletas de alto nível. Geralmente, as lesões são geradas por mudança brusca de direção, ou colisão de alto impacto.

Sintomas

Seus sintomas são bem característicos, onde a dor intensa e debilitante é uma das mais comuns. Contudo, para o diagnóstico correto, é preciso analisar uma série de fatores como:

  1. Dor e inchaço da Perna em até 24 horas após a lesão
  2. Redução da amplitude de movimentação
  3. Sensibilidade na articulação
  4. Desconforto ao caminhar
  5. Sensação de instabilidade no joelho

Tratamento

O tratamento escolhido pelo médico ortopedista varia de acordo com uma série de fatores como, gravidade da lesão, nível de atividade do paciente, entre muitos outros. Em casos mais brandos, um tratamento conservador, com Gelo, repouso e fisioterapia.

Já em casos mais graves, onde há um dano maior ao ligamento e a articulação em geral, faz-se necessário um procedimento cirúrgico, substituindo o ligamento lesionado por um enxerto de tecido.