O pós operatório é um período um tanto quanto complicado, seja qual for o procedimento. Pensando nisso, eu e meus colegas cirurgiões de joelho preparamos algumas orientações para os pacientes que passarão por uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA). Confira a seguir:
No Hospital
Antes mesmo de você realizar a cirurgia de reconstrução do LCA, um fisioterapeuta capacitado lhe passará exercícios para auxiliar em sua recuperação e prevenir algumas possíveis complicações. Podemos citar algumas:
- Movimentar seus pés para cima e para baixo 20 vezes.
- Inspirar profundamente pelo nariz ao levantar os braços e expirar durante a descida. Repita esse processo 20 vezes.
- Não depilar ou raspar a perna a ser operada. Deixe que a equipe do centro cirúrgico realize o procedimento.
- Tomar um banho com a solução degermante de clorexidina que será providenciado pela equipe enfermagem.
Após a cirurgia
É de fundamental importância que você continue fazendo os exercícios passados, principalmente os de respiração, e siga a risca a prescrição médica. Outra dica importante é: NUNCA colocar almofadas ou rolos de pano embaixo do joelho operado.
IMPORTANTE: Mantenha a perna sempre esticada para evitar possíveis complicações.
Pós operatório
Semana 1
Além de manter a orientação a prescrição médica é preciso tomar alguns cuidados extras::
- Esticar completamente o joelho
- Fazer compressas de gelo durante 20 minutos, a cada 3h.
- Andar sempre com o auxílio de muletas e evitar pisar com o joelho operado.
- Não se esquecer de mexer ativamente os pés.
- Flexionar o joelho até o limite da sua dor, lembrando de não passar de 90 graus.
- Contrair o músculo da coxa 15 vezes forçando sempre a extensão completa. Faça quatro séries de 15, 3 vezes ao dia.
- Movimentar a patela do joelho em todos os sentidos 3 vezes ao dia.
- Manter, sempre que possível, o joelho operado elevado em relação ao restante do corpo.
- Trocar diariamente de curativo, de acordo com as orientações médicas, para evitar problemas com a ferida cirúrgica.
Semanas 2 a 4
Com o passar do tempo você vai notar que o joelho operado irá desinchar e a dor começará a diminuir. Apesar das boas notícias, é fundamental que você mantenha sua medicação e siga as seguintes instruções:
- Elevar o membro inferior estendido por 15 vezes. Repita o exercício em 4 séries, 3 vezes ao dia.
- Com o membro elevado, abrir e fechar o membro por 15 vezes. Faça 4 séries de 15 repetições, 3 vezes ao dia (manhã, tarde, e noite).
- Forçar a extensão do joelho e flexioná-lo em até 90 graus.
- Deitar de lado e abrir e fechar as pernas por 10 vezes. Relaxe e repita o exercício até completar 3 séries.
Semanas 4 a 6
Agora você notará um pouco mais de estabilidade e confiança em seu joelho operado. É importante continuar com os exercícios anteriores e seguir as seguintes dicas:
- Sentar-se à beira da cama e esticar totalmente o joelho e depois dobrar até alcançar 90 graus, por 15 vezes. Faça 4 séries de 15 repetições, 3 vezes ao dia (manhã, tarde e noite).
- De pé e com as mãos apoiadas para não cair, levar a perna para trás com o joelho esticado e voltar para a posição inicial. Faça 10 repetições, relaxe e repita esta série por 3 vezes.
- De pé e com as mãos apoiadas, elevar os calcanhares do chão, ficar na ponta dos pés e depois relaxar. Faça 3 séries de 10 repetições.
- Com apoio, levantar o joelho até altura do quadril e abaixar lentamente em seguida. Faça 10 repetições, relaxe e repita o exercício 3 vezes.
Semanas 6 a 12
Neste ponto você perceberá uma grande melhora em relação a mobilidade articular e a dor no joelho operado. Já é hora de começar a realizar exercícios visando o fortalecimento da região. Confira alguns deles:
- Iniciar a prática da bicicleta ergométrica com banco elevado, e caminhadas.
- Realizar exercícios de fortalecimento de quadríceps com pouco peso e muitas repetições, 4 séries de 15 repetições
- Com o membro elevado, abrir e fechar o joelho por 15 vezes. Faça 4 séries de 15 repetições, 3 vezes ao dia (manhã, tarde, e noite).
- Pode continuar a forçar a extensão e flexão o joelho, agora indo além dos 90 graus.
Mês 3 ao 4
Além de manter os exercícios passados anteriormente, você deverá iniciar as atividades de fortalecimento muscular em academia, focando sempre nos músculos do quadríceps, isquiotibiais, adutores e abdutores.
Continue forçando a extensão e flexão do joelho operado para recuperar a totalidade de seu arco de movimento. Mantenha a realização de atividades físicas como bicicleta ergométrica e considere a possibilidade de iniciar na natação.
Mês 4 ao 5
Nesta fase, você deve iniciar o trabalho de hipertrofia muscular dos músculos do quadríceps, isquiotibiais, adutores e abdutores. Mantenha as atividades aeróbicas de baixo impacto como bicicleta ergométrica, caminhadas e natação.
Mês 5 ao 6
Na reta final de seu tratamento, você deve sempre manter o trabalho de hipertrofia dos músculos da coxa aliado a atividades aeróbicas, como bicicleta ergométrica, natação e corrida em linha reta (agora liberada).
Após o mês 8
Ao final de seu tratamento, seu médico especialista avaliará sua força muscular e a circunferência de suas pernas. Caso elas estejam em paridade, você já encontra-se apto(a) ao retorno das atividades físicas.