Osteotomia é o nome dado à cirurgia que tem como principal objetivo o realinhamento do eixo dos membros inferiores. De fraturas até alterações congênitas, uma série de fatores podem levar ao desalinhamento da articulação desses membros. Tal deformidade só é corrigida com a cirurgia de osteotomia, protegendo os joelhos de mais desgaste e melhorando a qualidade de vida do paciente.

Mas afinal, como é feita a cirurgia de osteotomia?

Como dito anteriormente, a osteotomia é um procedimento cirúrgico feito para o realinhamento dos membros. Em geral, é realizada através do corte ósseo do fêmur ou da tíbia a fim de reduzir a pressão articular. 

Em seguida, o osso desalinhado é fixado na posição correta. Neste processo pode haver necessidade de remoção ou adição de partes de osso. Ao final, uma placa com parafusos de fixação e cicatrização é fixada. O procedimento atua na redução da dor e na recuperação da qualidade de vida do paciente. 

Em geral, é realizada através destes passos:

  • Corte ósseo do fêmur ou da tíbia a fim de reduzir a pressão articular
  • Em seguida, o osso desalinhado é fixado na posição correta (neste processo pode haver necessidade de remoção ou adição de partes de osso)
  • Ao final, uma placa com parafusos de fixação e cicatrização é fixada

A osteotomia atua na redução da dor e na recuperação da qualidade de vida do paciente.

Quando é indicada?

O procedimento é, em geral, realizado em pacientes portadores de doenças congênitas, como Genuvaro e Genuvalgo, com alto grau de desvio da articulação. 

Pacientes portadores de artrose em nível inicial também fazem parte do público alvo dessa cirurgia, sendo indicada somente àqueles menores de 60 anos que não tenham tido prejuízo na mobilidade articular e que possuem suas estruturas internas – ligamentos e tendões – em boas condições. 

É pra vida toda?

Infelizmente, como nada é perfeito, a resposta é não. Em média, o paciente desfruta dos benefícios da osteotomia por cerca de 10 anos. Após este período será necessário a realização de um novo procedimento, havendo a possibilidade de implante total de joelho.