O menisco tem papel fundamental na articulação do joelho, onde é responsável pela absorção de impactos, além de manter a estabilidade e nutrir a cartilagem articular de sangue.
Lesões no menisco são extremamente comuns, principalmente em atletas de alto rendimento. Normalmente, a lesão acontece ao mudar de direção bruscamente ou, em outros casos, por um forte impacto na região.
A sutura dessa cartilagem tem por objetivo preservar a maior parte desta região após uma lesão. Saiba mais sobre esse procedimento a seguir:
Sutura de Menisco: O que é?
A técnica permite a preservação da totalidade do menisco, evitando assim futuras doenças degenerativas do joelho. O procedimento consiste na retirada somente do fragmento afetado, aliado a sutura da região meniscal.
Quais são suas indicações?
- Lesões longitudinais periféricas maiores que 3 cm;
- Lesões da transição vermelho-branca em área de 3 até 5 mm da periferia;
- Lesão traumática aguda em pacientes jovens.
Quais são as vantagens da técnica?
A preservação da maior parte da estrutura do menisco significa uma maior prevenção e um retardo de uma possível artrose no joelho, entre outras doenças degenerativas. Mas lembre-se, somente um médico especialista é capaz de realizar o diagnóstico e tratamento correto de lesões.